Header AD

Alterar a suspensão do meu carro é permitido por lei?



        Uma dúvida que muitas pessoas possuem é:  “Alterar a suspensão do meu carro é permitido por lei?” 

       Sim é permitido! Existe a possibilidade de alteração no sistema de suspensão do automóvel segundo a legislação de trânsito. Por meio da Resolução nº 479/14 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). Mas existem medidas que devem ser tomadas ao escolher fazer esse tipo de modificação.

      Com base no art. 98 do Código Brasileiro de Trânsito o dono do carro necessitará de uma autorização prévia da autoridade de trânsito para que possa alterar as características originais do automóvel. 

      Segundo o art. 4º da Resolução nº 397/11 após as modificações é necessário a realização da inspeção de segurança veicular para emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) conforme regulamentação específica do INMETRO. Que devem ser emitidos por instituições cadastradas junto ao Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e seguir as normativas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

     Mas além do Certificado de Segurança Veicular, o veículo que recebeu a alteração necessitará de um novo Certificado de Registro do Veículo (CRV). Segundo o art. 123 do Código Brasileiro de Trânsito.


     Segundo o art. 6º da Resolução nº 479/14 do CONTRAN apenas veículos de cargas e de passageiros com mais de três rodas podem passar por alterações na suspensão. Mas não é simplesmente alterar a suspensão como bem entender, pois existem limites que são impostos.

     Em carros de passeio em geral o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável. A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 10 cm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi. O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

     Mas o que diz a Resolução sobre camionetes e caminhões? Ela diz que é vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional. 

     Em relação ao sistema de suspensão dianteira de veículos pesados como caminhões, não é permitido realizar alterações. Você apenas poderá executar mudanças nesses veículos em caso de instalação de sistema de tração ou para inclusão ou exclusão de eixo.

     Resumindo, alterar a suspensão do carro é permitido por lei Será necessário, emitir novos documentos como o Certificado de Registro do Veículo e o Certificado de Segurança Veicular . E no campo de observações desses documentos, deverão estar constando a altura do veículo em relação ao solo.


Alterar a suspensão do meu carro é permitido por lei? Alterar a suspensão do meu carro é permitido por lei? Reviewed by Motores Mania on 08:18 Rating: 5

Post AD