Header AD

Carro Mais: A segurança no trânsito


Presenciamos diariamente a preocupação dos engenheiros em criar equipamentos e carros para que a vida do motorista seja mais segura no trânsito. Fato é que os carros fabricados a partir de 2013 saíram de fábrica equipados com airbag e freios ABS. Toda essa tecnologia contribui para uma redução de lesões e mortes para os ocupantes dos veículos. No entanto, falta informação para o uso correto desses itens de segurança. Com airbag, por exemplo, se for utilizado sem o uso do cinto de segurança pode tornar-se arriscado, pois no momento da colisão o airbag poderá empurrar o motorista para o vidro ou para fora do veículo, afinal o cinto de segurança ainda continua sendo o principal item. Outra situação de risco está relacionada aos objetos que os passageiros podem estar portando, livros, tablets, bolsas. No caso de uma colisão o passageiro estaria em risco de se machucar com a ação do airbag sob os objetos. Não pode haver nada obstruindo o desempenho do airbag. Já o funcionamento do freio ABS durante uma frenagem de emergência causa trepidação no pedal do freio, e muita gente estranha e alivia o pé o que pode ocasionar uma colisão. Essas informações de airbag e ABS deveriam ser passadas no curso para os novos motoristas.

Mesmo que o condutor seja habilidoso com o carro, moto, caminhão, etc., ele não é necessariamente um bom motorista, pois os considerados bons são aqueles que têm um comportamento seguro, seguindo aquela regra básica do respeito do maior e mais forte para o menor e mais fraco, consequentemente, a vida no trânsito seria muito melhor. Em Maringá cotidianamente flagramos o desrespeito no trânsito. Com o pé na faixa muitas vezes vemos carros parando antes das faixas de pedestre e vem uma moto entre eles e passa, se o pedestre tiver sorte escapa de um atropelamento. Motos e carros nas faixas de pedestres, carros e motos com uma mútua falta de respeito, carros que não param para o pedestre, pedestre que atravessa a rua sem olhar para os lados, são exemplos comuns na Cidade Canção.

Não basta estar com veículos munidos com os melhores itens de segurança, não basta criar legislação assegurando direitos aos pedestres. Vemos todos os dias que a falta de respeito mútuo pode causar acidentes, situação em que todos perdem com prejuízos financeiros, lesões ou mortes. Todos devem se conscientizar que para um trânsito mais seguro temos que dar nossa parcela de contribuição, adquirindo assim um comportamento que proporcione segurança.


Carro Mais: A segurança no trânsito Carro Mais: A segurança no trânsito Reviewed by Motores Mania on 09:21 Rating: 5

Post AD