Header AD

Carro Mais: Câmbio automático requer cuidados como troca do óleo e filtro



A comodidade no trânsito do dia a dia, a evolução e o preço mais interessante tornou o câmbio automático, cada vez mais presente na frota de veículos brasileiros, muitos ainda desconhecem que alguns cuidados devem ser respeitados como a troca do óleo do câmbio automático, por exemplo.

Segundo Fabiano Golono, proprietário do Auto Serviço Golono e especialista em manutenção de câmbio automático inclusive os modelos de última geração, informa que a limpeza e troca do óleo e filtro do câmbio automático são imprescindíveis para que o câmbio automático, um item que proporciona mais conforto no trânsito e, caso não tenha esse cuidado, pode se tornar motivo de dores de cabeça e altos custos de manutenção.

O princípio do funcionamento de uma caixa de câmbio automático depende da circulação de óleo entre as chamadas palhetas e válvulas, sempre verifique o nível de óleo no sistema de câmbio automático do seu carro, pois a falta dele pode causar sérios problemas.

O óleo usado nos câmbios automáticos é muito fino, trabalha em altas temperaturas dentro da caixa e por isso acaba evaporando. Quando falta óleo no sistema, o câmbio automático começa a “patinar”, seus componentes são danificados e, por fim, para de trocar as marchas.

A vareta do óleo da caixa normalmente fica perto do volante do motor, por isso muitas vezes é esquecida. Uma visita periódica em um profissional especializado para verificação do óleo deve estar na agenda de manutenção do seu carro.

Fabiano informa ainda que o óleo do câmbio automático requer atenção deve ser substituído em alguns casos a cada 30 ou 50 mil quilômetros dependendo do modelo, contudo na aquisição de um veículo usado, deve ser encaminhado para troca do óleo, pois não se sabe qual foi a manutenção preventiva efetuada pelo proprietário anterior do veículo.

Portanto, se seu carro possuir esse tão desejado item nos dias de hoje, é necessário levá-lo ao profissional para que seja providenciada a troca do óleo, pois os custos da quebra serão bem elevados caso esse sistema apresente problema.

Fonte: Revista Carro Mais
Carro Mais: Câmbio automático requer cuidados como troca do óleo e filtro Carro Mais: Câmbio automático requer cuidados como troca do óleo e filtro Reviewed by Motores Mania on 18:29 Rating: 5

Post AD