Para apaixonados por antigos: Citroën hy! o furgão de varias utilidades - Motores Mania

Últimas notícias

Home Top Ad

Anuncie aqui

31/07/2018

Para apaixonados por antigos: Citroën hy! o furgão de varias utilidades

Vamos falar um pouco sobre esse furgão que saiu em varias configurações, mas não chegarei a passar a ficha toda sobre, vamos ver um pouco de sua versão inicial. Que sua criação sigilosa e no meio da segunda guerra mundial e que foi apresentado em 1947.
Resultado de imagem para Van citroen hy historia
Na época, a ideia da Citroën era usar o máximo de peças existentes em suas criações. O H (nome que foi dado por ser a oitava letra do alfabeto e sendo o oitavo projeto desenvolvido aprovado).
Contendo cambio manual de três marchas, parecido com do Traction Avant e motor também semelhante com o do Traction 
Avant, com suas 1.911 cilindradas e 11 CV seu comando no bloco e válvulas no cabeçote, que gerava seus 50 CVS.
Tração dianteira, suspensão traseira por barras de torção (igual a do Peugeot 206), freios a tambor.
Seu comprimento chegava a 4,56 ate 5,24 dependendo da empresa que comprava.
Uma curiosidade apresentada nele, era distância entre eixos, era diferenciada de um lado e o lado esquerdo tinha 2,53 metros e o lado direito 2, 50 metros.
Produzido na França, Bélgica entre outros países baixos. O H era para todo tipo de uso, de ambulância ate food truck, tão bem preparado para qualquer tipo de uso, suportando ate 1.200kg um veiculo totalmente multiuso
Resultado de imagem para Van citroen hy historia
Para muitos não é um veiculo muito atrativo, muitos apelidavam ele de nariz de porco ou mesmo cesta de salada, na foto vocês vão entender um pouco o porque do apelido.


E ainda, partes do 2cv, foram usadas no H, como faróis, e seus limpadores de para-brisa, velocímetros e retrovisores do Traction.
E ainda, durante 34 anos foram fabricados, 473.289 ao total produzidos, pensou quantos?
Hoje em dia, em São Paulo, a Uniland possui um H que se tornou um truck beer, aonde terá mais de 100 opções de cervejas, pensou que interessante? e chique também, aonde as cervejas são servidas em um viril veiculo produzido apos a segunda guerra mundial, a intenção do dono da Uniland, é mostrar um pouco sobre a cultura da cerveja também.
Citroën teve a boa ideia de produzir esses furgões de tanto uso na época, e que serviu também com food truck na época de 50.
e aRealmente o H acabou sendo um carro bem reforçado, para todo o uso de todas as maneiras
Resultado de imagem para Van citroen hy historia

Pages