Importância do alinhamento e balanceamento - Motores Mania

Últimas notícias

Home Top Ad

Anuncie aqui

28/10/2016

Importância do alinhamento e balanceamento


      Você já se perguntou porque seu carro deve sempre estar alinhado e balanceado? Consultamos o profissional da área, Ricardo Morinigo, para entender um pouco melhor sobre alinhamento e balanceamento de automóveis.
      O alinhamento é importante para manter a carroceria e suas peças alinhadas, para que o desgaste dos quatro pneus sejam por igual. Dentro do alinhamento existem 4 fatores, são eles, cambagem, caster, convergência e divergência. O mais comum é a convergência e divergência, pois é o ajuste das rodas direcionadas. Normalmente as mesmas ficam mais fechadas na extremidade dianteira na convergência, e mais fechadas na extremidade traseira na divergência. A cambagem, é  determinada pela inclinação da parte de cima da roda,  que  acaba ficando para dentro ou para fora do automóvel, em relação ao solo.  O caster  é a inclinação que o suporte do eixo se encontra. O mesmo por estar inclinado para frente ou para trás, e quando alinhado, não possui inclinação. 
      O balanceamento é importante para que  a vibração que existe entre roda e pneu, não chegue até a direção, ou até mesmo a carroceria do veículo. Quando o carro necessita de balanceamento, significa que a roda está torta, ou  sofreu algum tipo de impacto. Normalmente quando o carro não está balanceado, é comum sentir a vibração entre roda e pneu, quando se está andando a mais de 100km/h. 
     O alinhamento e balanceamento são duas coisas que devemos nos preocupar bastante, pois devem ser realizados a cada 5000km/h rodados. Assim estamos mantendo a nossa segurança em dia.



Pages